quarta-feira, 9 de abril de 2008

ABORTO X BIOÉTICA


Segundo o texto Bioética e ciência: Até onde avançar sem agredir de Volnei Garrafa:” Diversos setores da sociedade, principalmente aqueles religiosos e mais dogmáticos, têm traçado uma visão perturbadora, pessimista e apocalíptica da relação entre a ciência e a vida humana neste final de século. Um dos documentos mais respeitáveis surgidos nos últimos anos e que contempla a discussão bioética — a Encíclica Evangelium Vitae, do Papa João Paulo II — desenvolve essa linha de pensamento (JOÃO PAULO II, 1995).
A relação de temas abordados pela Encíclica papal abrange tudo aquilo que se opõe de forma direta à vida, como a fome e as doenças endêmicas, guerras, homicídios genocídios, aborto, eutanásia; tudo aquilo que viole a integridade da pessoa, como as mutilações e torturas; tudo aquilo que ofenda à dignidade humana, como as condições sub-humanas de vida, prisões arbitrárias, escravidão, deportação, prostituição, tráfico de mulheres e menores, condições indignas de trabalho.
A partir dessa realidade incontestável, o Papa chega a definir o século XX como uma época de ataques massivos contra a vida, como o reino do culto à morte. A veracidade desses fatos, no entanto, é maculada pela unilateralidade do julgamento sobre o presente e pela escuridão apontada para o futuro”,isto é, o ato aborto é contra todos os princípios da bioética .

Nenhum comentário: